Assinatura RSS

Dia de Reis na França – Épiphanie e Galette des Rois

Publicado em

Galette des Rois ou Torta de Reis

Oi gente!

Hoje é “comemorado” (na verdade acho que ninguém comemora) o Dia de Reis. Mas não quero falar sobre isso, quero falar sobre L’Épiphanie – como é chamado o dia de Reis na França.

Teoricamente seria um dia para “celebrar” a visita dos reis Magos a Jesus, mas na verdade é uma festa adaptada de tradições pagãs, romanas. Essa festa deriva da festa pagã da Saturnália, que acontecia entre os romanos no mês de dezembro, tradição que também levou a igreja antiga a assumir dia 24 de dezembro como data oficial para o nascimento de Jesus (o nascimento verdadeiro de Jesus não foi em dezembro pois nessa época é inverno e o frio é muito rigoroso, mas isso vocês podem pesquisar depois ;))

Enfim, nesse dia também é tradição francesa comer La galette des Rois (ou Gateau des Rois) – torta/bolo de Reis. Ela possui muitas variações, mas geralmente é feita de massa folhada, coberta com geléia ou cremes (de amêndoas, de chocolate, etc).
A história da origem dessa torta é um pouco controversa, mas resumindo, escondia-se uma fava de feijão dentro da torta e quem encontrasse seria nomeado “Rois du jour“, ou rei por um dia, e teria seus desejos atendidos. A tradição foi mudando com o tempo e se popularizando, as favas foram trocadas por jóias e objetos de porcelana, e hoje são mais comuns os objetos de plástico. As tortas são comercializadas junto com coroas de papel.

Muito interessante a historinha, né?

E aí, vamos fazer uma torta com coisinhas escondidas?

Beijos!

P.S.: Esse post foi um oferecimento da minha cunhadinha Priscila, que passou o dia de Reis na França e me mandou a fotinho.

Anúncios

Sobre Nataly

20 e poucos anos (e contando...), casada desde 2008 com o melhor marido ( e crítico culinário) do mundo. Gosto de fazer de tudo um pouco e enjôo de fazer a mesma coisa mais de uma vez. Por isso estou sempre inventando ;)

Uma resposta »

  1. Adorei saber da história completa!
    Mas vale a pena provar a Gallete a minha era recheada de amendoas, uma delicia!
    Bjos
    ;)

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: