Assinatura RSS

A melhor receita de cupcake do mundo (dentre as que eu já testei)

Publicado em

Oi gente!

Como eu tinha prometido há muuuuuuuuito tempo atrás, finalmente vou dar a receita de cupcake que eu falei pra vocês. Quem me passou foi minha nova prima, Nori. Ela é da Hungria e casou com meu primo em setembro, e eu ajudei a organizar o chá de cozinha e a festa de casamento.

Essa receita, se não me engano, é da Inglaterra, então por aí você já vê como minha família é internacional (vide minha prima na Suíça). Não coloquei receita de cobertura porque você pode usar a que quiser. Da última vez nem fiz cobertura, só coloquei uma geléia de morango caseira num potinho e servi junto (os bolinhos eram de baunilha com chocolate).

Por que essa receita é a melhor?
Porque as medidas dela são variáveis (você pode adaptar de acordo com a quantidade de cupcakes que você quiser) e porque ela é básica. Você pode colocar o sabor que quiser! Já fiz estilo Red Velvet, com damascos, formigueiro, baunilha, chocolate… Ah, e nunca dá errado!!

Já fiz várias vezes, essa aqui embaixo foi no chá de bebê do meu sobrinho:

cupcakes chá de bebê

Cupcakes temáticos de futebol americano

Vamos ao que interessa?
Antes, só uma curiosidade: quando os bolinhos não tem cobertura são chamados de muffins, quando tem cobertura e recheio são chamados de cupcakes (como um mini bolo de aniversário).

Ingredientes:
(As medidas em “partes” querem dizer que se você usar 100g de manteiga deve usar 300g de farinha, 200ml de leite, etc…)
3 partes farinha
1 parte de manteiga (ou margarina)
2 partes açúcar
2 partes leite
1 ovo*
1 colher de fermento em pó**
1 pitada de sal

Modo de fazer:
Você pode simplesmente misturar tudo e deixar o fermento para o final, ou misturar os ovos e o açúcar, depois o restante… Ou seja, faça do jeito que estiver acostumada. Da última vez eu bati a manteiga com os ovos e o açúcar e depois fui acrescentando o leite e farinha aos poucos.
Dependendo do que você colocar de recheio a massa pode ficar muito seca ou muito úmida, daí você equilibra os ingredientes (farinha e leite) de acordo com a umidade da massa.

* Um ovo pesa em média 50g (daí pra receita com 100g de manteiga, use 2 ovos)
** Usei uma colher de sopa.

Sobre Nataly

20 e poucos anos (e contando...), casada desde 2008 com o melhor marido ( e crítico culinário) do mundo. Gosto de fazer de tudo um pouco e enjôo de fazer a mesma coisa mais de uma vez. Por isso estou sempre inventando ;)

»

  1. OBRIGADA, É UMA DELICIA ESSE CUP!!!BJOS

    Responder
  2. Elizanzgela

    Eu realmente gosto de fazer receitas que realmente são feitas, por donas de casa comum como eu mas eu fiquei com dúvidas qto a quantidades. Se puder me esclareça!

    Responder
    • Olá Elizangela!
      Qual sua dúvida?
      A receita está em partes, daí você pode usar como medida 100g (como sendo 1 parte). Vou escrever aqui embaixo as medidas que uso com mais frequencia (rende uns 25 cupcakes).
      300g de farinha
      100g de manteiga (ou margarina)
      200g açúcar
      200ml leite
      2 ovos
      1 colher (de sopa) de fermento em pó
      1 pitada de sal

      Beijos!

      Responder
    • Para 300 grs de farinha, vc coloca 200 grs de açúcar, 100 grs de manteiga, 200 ml de leite integral (dá mais certo em bolos) 2 ovos e 1 colher de sopa, não muito cheia, de fermento em pó e uma pitada de sal; Mistura tudo e põe em forminhas. Caso vc coloque chocolate em pó, pode colocar 100 grs e perceber que está muito seca a massa, põe um pouquinho a mais de leite, (umas duas colheres) Uma coisa que aprendí com minha mãe, é que qdo fazemos bolo de chocolate, devemos por em forno bem aquecido; Asse por 20-25 min.

      Responder
  3. Não entendi esse “partes” não seria mais fácil trabalhar com Gramas?

    Responder
    • Oi Ingrid!
      Essa receita peguei de um livro inglês e apenas traduzi. Eles preferem esse método porque as partes facilitam para quem vai fazer em grande quantidade. Há um exemplo da receita em gramas acima aqui nos comentários, se você preferir.
      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário

