Assinatura RSS

Olha a ceia aí, genteeee!

Publicado em

Como o ano passou rápido, né mermo?? [velhinha mode ON]

Enfim, dezembro nos remete a Natal, Ano Novo, boas lembranças da infância, decorar a casa, ganhar presentes, reuniões de família, cheiro de chester/tender no forno, etc etc etc…

Minha missão hoje é te ajudar a planejar sua ceia de natal ou ano novo. Então vamos lá:

Primeiramente: calcule quantas pessoas estarão presentes. Isso é fundamental pra que não falte comida mas também não sobre tanto que você tenha que comer peru até a páscoa.

Feito isso, pense no cardápio. Cada um vai levar um prato? O que vão levar? Uma pessoa só vai fazer tudo?? TENHA DÓ DA SUA MÃE/AVÓ!! LEVE PELO MENOS UMA SOBREMESA!!!
Isso é importante porque tem coisas que não combinam e acabam por “ofuscar” o sabor dos pratos. Existem outras que, combinadas, podem causar um piriri desgraçado e acabar com sua festa. huahuaha
* Um bom exemplo é não abusar de uvas passas e ameixas combinadas com maionese. Essa mistura combinada a chester+tender+frutas+champagne+salpicão+sobremesas = NITROGLICERINA.
O legal é combinar antes o que cada um deve levar (exemplo: um leva a farofa, outro o tender, outro a salada, etc). Assim você não corre o risco de ter 5 perus e nenhum acompanhamento!

Procure não exagerar na variedade pois as pessoas SEMPRE vão querer provar tudo e  você vai acabar com um monte de sobrinhas.

Uma boa sugestão de número/tipo de pratos, pra você se organizar é:

  • Dois tipos de carne  – exemplos: lombo e chester, tender e peru. De preferência não faça dois tipos de prato com o mesmo animal, tipo tender e lombo (ambos de porco), mas procure mesclar carne vermelha+carne branca, etc. Assim você atende bem a todos os gostos.
  • Arroz branco e/ou outro tipo de arroz – Arroz branco todo mundo gosta, daí se você gostar também pode fazer um arroz à grega, com passas, risoto, etc.
  • Uma salada verde – Mesmo se houver o já tradicional salpicão ou maionese de legumes, faça uma salada verde que é bom pra consciência de quem pretende comer demais… hahaha
  • Farofa – Se a carne não for recheada, faça uma farofa ou outro acompanhamento de sua preferência para acompanhar (CE JURA) a carne.
  • Frutas e sobremesa – Eu dispenso  as frutas mas tem gente que gosta. O legal é que elas acabam fazendo parte da decoração (enquanto não são comidas).

Acredito que esse seja o básico, daí você vai adaptando pro seu gosto e da sua família.

PRONTINHO!!! Bora comer??

Anúncios

Sobre Nataly

20 e poucos anos (e contando...), casada desde 2008 com o melhor marido ( e crítico culinário) do mundo. Gosto de fazer de tudo um pouco e enjôo de fazer a mesma coisa mais de uma vez. Por isso estou sempre inventando ;)

Uma resposta »

  1. Stella Maris Freaza

    Obrigada pela ajuda excelente! Um feliz Natal e um novo Ano abençoado!!!
    Beijão.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: