Assinatura RSS

Comendo na Suíça

Publicado em

Comendo raclette na casa da prima

Oi gente!

Desculpem a demora em escrever, mas a reforma aqui ainda não acabou. Nesse exato momento há uma BETONEIRA embaixo da minha janela. haha (vamos rir pra não chorar)
De qualquer forma, estou muito feliz com a reforma e não vou reclamar nem do barulho, nem da sujeira, nem dos milhões que estou gastando (exagerada), porque no fim vai ser para melhor e eu esperei muito por essa reforma. Como tudo na vida, há um processo que precisa ser seguido e não pode ser evitado. Então, que venham as betoneiras, caçambas e afins.

Hoje vou falar sobre o que comemos na Suíça.
Fomos para lá por um fim de semana, na casa do meus parentes suíços! Que chique! Hahaha
Tenho uma prima (Carol, essa da foto) que casou com um suíço (Stefan, também na foto). A familia dele é muito legal e parecida com a nossa aqui. Ficamos uma noite em Zug ( na casa do irmão dele, esposa e 4 filhos!), tomamos café na casa de outro irmão dele e depois seguimos para St. Gallen, onde meus primos vivem.

O país é maravilhoso, com suas montanhas, lagos e tudo o mais. A cultura é um caso à parte. Com toda essa beleza o que mais me chamou a atenção foi que as pessoas atravessam a rua sem olhar! haha
É verdade! Os motoristas são tão educados que se você demonstrar INTENÇÃO de atravessar a rua, eles param imediatamente! Incrível.

Outra coisa legal e que eu não podia imaginar é que há uma lei sobre as árvores e plantações. Explico: Se há uma macieira próximo à rua, você POR LEI pode pegar UMA MAÇÃ. Se quiser mais de uma você é obrigado a pagar, mas a primeira é grátis. NÃO É FANTÁSTICO QUE HAJA UMA LEI DESSAS? hahaha
Isso se deve porque há muitas plantações abertas, sem cerca nem nada. Daí tem uma caixinha, tipo de correio, onde VOCÊ MESMO COLOCA O DINHEIRO EQUIVALENTE ÀQUILO QUE VOCÊ ESTÁ LEVANDO.
GENTEEE, PARA TUDO!! ONDE NO MUNDO AS PESSOAS CONFIAM TANTO EM VOCÊ??
Bom, na Suíça!

Outra coisa muuuuuuuito legal é que quando chegam as épocas de chuva, começam a nascer cogumelos no pé das montanhas, onde há vegetação. Daí você pode colher, levar para sua casa e comê-los!! GENTE, ONDE NO MUNDO VOCÊ PODE COLHER SEUS PRÓPRIOS COGUMELOS?!?!?!
Tá, já sei, na Suíça outra vez…

Procurando cogumelos

TEM UM PORÉM: antes de comer seus cogumelos você deve levá-los ao CONTROLADOR DE COGUMELOS!
VOCÊS SABIAM QUE EXISTIA ESSA PROFISSÃO?? Adorei. haha

Cogumelos que colhi

Devo ressaltar que não era ainda a época de cogumelos e estava uma chuva torrencial. Daí foi só o que conseguimos colher e, mesmo assim, só 3 eram comestíveis! hahahaha
Os outros não eram venenosos, mas não eram “agradáveis” para comer.

Enfim, fora os cogumelos você pode comer DERIVADOS DO LEITE. Se tem uma coisa que esse povo gosta, é leite. Muito queijo, muito chocolate e até refrigerante feito de leite. Não acredita?? Esse é o Rivella:

Um refrigerante feito com soro de leite. ELES NÃO DESPERDIÇAM NENHUMA PARTE DO LEITE! O Rivella tem um gosto parecido com o de Tubaína. Eu gostei! Até trouxe UM ENGRADADO pra casa.

Outra coisa muuuito boa de se comer lá é queijo. Tem de tudo quanto é tipo, para todas as formas de preparo. Os pratos mais famosos são: o nosso já conhecido fondue e a raclette. Raclette na verdade é o nome do queijo que se usa. É um tipo especial, diferente do que costumamos usar aqui (geralmente nas raclettes aqui usamos vários tipos de queijo). Tem umas empresas que vendem queijo raclette pela internet, aqui no Brasil.

Na Raclette usa-se batata ( outra coisa que come-se muuuuito na Europa) cozida, carnes picadas (linguiça, frango, filé), cogumelos, legumes, atum, o que você gostar. Ah, e não pode faltar o tradicional AROMAT, um tempero pronto que dá pra usar em quase tudo ( e fica uma delícia no ovo quente). Daí você coloca o queijo numa mini-panelinha e põe no grill de raclette pra derreter. Depois joga por cima da batata e meu Deus, estou ficando com fome…

Eu gostei muito de raclette. Nunca tinha comido e achei bem melhor que o fondue porque você não come só queijo, também tem outras várias coisinhas.

E vocês, já foram pra Suíça? Têm vontade?

Beijos!

»

  1. Eu ja fui pra Suiça sim prima!!!!!!! hahaa
    Amei prima seu post…que orgulho da minha prima japa com pé na senzala! hahaa
    Estamos aguardadno vocês aqui outra vez!
    Amo vocês
    Carol & Stefan (os da foto acima…)

    Responder
  2. silmara Damasceno Bernardes

    Adorei sua dica … e nunca fui e adoraria ir.

    Responder
  3. Heloisa Maia

    Morri com esses posts internacionais…. meu sonho mor é conhecer Paris (um dia chego lá). E que comilanças mais deliciosas… affff!!!

    Responder
  4. Pingback: A melhor receita de cupcake do mundo (dentre as que eu já testei) « Duas delícias

  5. Emiko Nawa

    Olá. Acabei de chegar de lá. E simplesmente A-M-E-I!!!!!!!! Que país é aquele?
    Tudo funciona, como sempre sonhei. Com educaçao e confiança …. E a paisagem???
    Foi de perder o fôlego. Quero voltar!!!
    Parabéns pela matéria.

    Responder
    • Oi Emiko!!
      Obrigada pelo elogio!
      Também amei, é demais, né?
      Vc tomou o Rivella?? Abri um ontem pra lembrar como é (e lembrei que o vermelho tem gosto de citronela)… haha

      Beijos!

      Responder
  6. joana azeredo

    Ola, foi muito bom ler este post sobre a Suiça, irei em janeiro e estava procurando dicas de comida se voce tiver mais alguma dica vai me ajudar muito…..por exemplo cafe da manha, jantar ou lanches rapidos.Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

