Assinatura RSS

Dicas de Paris!

Publicado em

Sim, eu estava em Paris!! *TODAS CHORAM DE EMOÇÃO*

Versailles

Castelo de Versailles - Um dos lugares mais lindos do mundo (pra mim)

Fomos viajar e passamos (eu e meu marido) 3 semanas e meia na Europa, passando pela França, Alemanha e Suíça. Tudo devidamente anotado e fotografado para compartilhar com vocês!
Nesse primeiro post, se me permitem, não vou falar de comida. Quero falar sobre algumas curiosidades e dicas pra quem nunca visitou a cidade luz mas tem o desejo de fazê-lo (recomendo fortemente!!).

1ª dica – Programando seu roteiro:
Pesquise sobre os lugares que você acha mais interessantes e baseie seu roteiro nisso. Por exemplo, se quer ver todos os museus ou se prefere as atividades ao ar livre. Planeje o roteiro de acordo com o tempo que vai ficar lá. Se você puder, fique bastante tempo. Em 4 dias você consegue ver bastante coisa, se correr, mas não vai sentir que aproveitou muito a cidade. Em 7 dias você consegue ver os pontos principais e relaxar um pouco nos lugares mais bonitos (como o jardim de Versailles ou qualquer jardim dos muitos que há por lá). Acho que nem em um ano inteiro dá pra conhecer tudo. É uma cidade maravilhosa. Algumas dicas de sites onde você pode ter maiores informações:

Conexão Paris – Um blog que me ajudou muito a planejar a viagem. Tem ótimas dicas.
Vamos para Paris – Um blog dividido por interesses (compras, pontos turísticos, etc) bem objetivo.

Uma amiga que encontramos lá tinha um livrinho que também foi de grande ajuda. Ela carregava para todo lugar e acho que é bem interessante para você se programar. É esse livro aqui:

2ª dica – Arrumando as malas:
Pesquise como vai estar o tempo na região pra qual você for viajar. Nós perguntamos para algumas pessoas que moraram/moram lá para não levarmos muitas coisa (porque, claro, eu queria trazer as malas cheias de novidades e não de roupas velhas). Como chegaríamos no começo do outono nos disseram para levar roupas normais (nem muito frescas nem muito quentes) e um moletom ou coisa assim. No fim fez mais calor do que esperávamos e teria sido bom levar um chapéu ou boné, pois fez muito sol e a gente anda muito (calculamos que percorremos mais ou menos 10km por dia a pé!). Também é interessante levar um casaco mais quente, pois também fez frio algumas noites.
Paris é mais quente mas se você assim como a gente estiver à procura de neve e for subir alguma montanha, leve apenas um casaco bem quente, daqueles de neve (de preferência a prova d’água).

3ª dica – Onde ficar:

Nossa viagem foi meio de última hora pois aproveitamos que meu marido precisava ir à Alemanha (a empresa onde ele trabalha tem sua sede lá) e acabei indo também. Ele marcou a passagem para uma semana antes do que precisava e fomos para Paris. Os hotéis em Paris são bem caros, então, se quiser economizar, alugue um apartamento.

Alugar um apartamento foi bem tranquilo. Fizemos isso através do site CentreParis. Ficamos em um apartamento muito gostoso, bem localizado (a nosso ver) e confortável. Era um pouco longe do centro mais movimentado de Paris, no distrito (arrondisement) 17, “des Batignolles-Monceau” (perto do cemitério dos Batignolles). Achamos interessante porque também era um bairro movimentado (alguns mercadinhos ficavam abertos até 2h da manhã) porém mais tranquilo que o centro propriamente dito. O centro é nos distritos 2 e 3. De qualquer forma depende do seu estilo de viajar pois nós achamos ótimo conhecer lugares não tão frequentados por turistas. Além do mais, Paris inteira é deslumbrante.

Nosso apartamento ficava na Rue Pouchet e era bem bonitinho. O metrô era próximo (uns 5 minutos caminhando) e através dele você vai pra qualquer lugar de Paris. O melhor foi o preço: 70 euros por dia. Bem mais barato que um hotel. Se você se planejar com antecedência pode encontrar apartamentos mais próximos do centro (mas qualquer lugar lá é lindo).

 4ª dica – Como se locomover:
Paris é totalmente adaptada para receber turistas. É impressionante. Você pode ir para qualquer lugar usando apenas o transporte público. Prepare-se para andar, andar, andar e andar. Anda-se demais. No fim do dia estávamos só o pó! Haha

Assim que possível pegue um mapa do metrô e ônibus (no aeroporto tem, mas para garantir você pode baixar da internet aqui).
Meu marido baixou um aplicativo para iPhone que foi salvador de vidas durante nossa estadia. Você digita onde está e para onde quer ir e ele, offline, te diz como fazer (assim que ele me disser o nome do app eu atualizo o post). É importante porque o metrô tem muitas conexões! E dentro do metrô você anda infinitamente pra cruzar de uma linha para outra.

Sério, se você tem dificuldades de locomoção você não deve fazer os trajetos de metrô. Muitos não têm elevador e nem ao menos escada rolante. São muitas escadas e mesmo para quem tem carrinho de bebê não é aconselhável.

MUITO IMPORTANTE: Não jogue fora seu bilhete do metrô antes de sair da estação. Um dia meu marido jogou o bilhete fora antes de fazermos uma conexão e fomos parados por alguns fiscais que nos multaram (!!!) em 25 euros por ele não estar com o bilhete. Se ele não tivesse outro bilhete válido na carteira a multa seria de 50 euros.
Durante nossa estadia vimos muitas pessoas pularem a catraca ou aproveitarem que alguém está passando e ir junto. Isso porque não tem seguranças no metrô (!!) nem fiscalização. Daí de vez em quando eles colocam esses fiscais pra multarem as pessoas que poderiam ter entrado sem pagar. Acontece que eu só vi turistas pagando a multa e não por má fé, mas porque simplesmente acharam que COMO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, o fato de você estar lá dentro significa que já pagou, mas enfim… GUARDE SEU BILHETE.

5ª dica – Como se comunicar:
Todo mundo lá fala inglês. Sério, em qualquer estabelecimento comercial você encontra alguém que fale ou que, pelo menos, entenda. Em alguns restaurantes há também o cardápio em português e outras várias línguas. Não sei se mencionei mas o que mais encontramos foram turistas brasileiros e japoneses/chineses.
Nos museus os audioguides (tipo um radinho que vai explicando sobre as obras, como um guia mesmo) também possuem versões em português, na maioria dos casos. Usamos o audioguide sempre em inglês pois o em português é de Portugal e acreditem, é mais difícil de entender do que o espanhol. (Me lembra sempre esse vídeo do Comédia MTV)

Acredito que para uma viagem como a nossa, sem guia, você não consiga aproveitar se não falar inglês ou francês. Se este for o seu caso acho que é melhor ir com excursões.

No aeroporto vimos uma mulher que não falava inglês passar pela alfândega (e além de não falar inglês ela era bem mal educada) e quase que o policial perde a paciência com ela. Ela não entendia o que o policial falava e meu marido teve que ajudar a traduzir porque senão, acho que ela não conseguiria entrar no país.

Antes de ir eu aprendi algumas frases de “sobrevivência”(haha) para poder me comunicar melhor. Sugiro que você também gaste um tempinho com isso pois foi bem importante. Fora isso, é tão EMOCIONANTE FALAR FRANCÊS!! Você não vai querer dizer BONJOUR ou BONSOIR pras pessoas?? E agradecer dizendo MERCÌ?!?!?! Assim você se sente realmente na França!  hahaha

Tem alguns aplicativos bons para aprender francês no iPhone e iPad, como o AccelaStudy. Se você não tem iPhone/iPad pode baixar um programa que, na minha opinião, é o mais eficaz e objetivo. Você pode baixar no site BYKI (abreviação de Before You Know It) e tem de vários idiomas. O único problema é que é do inglês para o francês, logo, você precisa conhecer o básico do inglês para fazer o curso. Basta se inscrever para fazer o download dos cursos.

Bom, vou ficando por aqui porque esse post já está muito longo! Logo mais eu continuo com mais dicas ;)

Bjos!

Anúncios

Sobre Nataly

20 e poucos anos (e contando...), casada desde 2008 com o melhor marido ( e crítico culinário) do mundo. Gosto de fazer de tudo um pouco e enjôo de fazer a mesma coisa mais de uma vez. Por isso estou sempre inventando ;)

»

  1. ELA VOLTOU!!!
    MUITO BEM, ESTOU PRECISANDO RENOVAR MINHAS RECEITINHAS!!
    TB ACHO VERSALLES UM DOS LUGARES MAIS LINDOS DO WORLD!!!

    Responder
  2. silmara Damasceno Bernardes

    Parabéns, amei seu blog muito bacana e divertido !!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: