Assinatura RSS

Alcachofra

Publicado em

É época de alcachofra! Yupiiii

Que delícia tirar folhinha por folhinha e passar no molhinho e… PERAÍ, VOCÊ NÃO CONHECE ALCACHOFRA??

Tia Nataly explica:

“É uma planta perene, com até 400 cm de envergadura, que volta a brotar anualmente. Suas folhas tem cor verde claro cobertas de uma penugem branca que lhes dá uma aparência pálida. Dá uma inflorescência comestível, produto muito apreciado quando ainda na fase inicial e razão de seu cultivo comercial. Ao se transformar em flor aberta endurecem as brácteas e não podem mais ser aproveitadas para consumo.
São procedentes da região sul do Mar Mediterrâneo, mais provavelmente do Magrebe, na África. A alcachofra é um parente muito próximo do cardo comum, do qual procede, tendo sido aprimorado para consumo humano por muitos anos de cultivo. Existem indícios da planta em estado natural na Tunísia. Os antigos egípcios a conheciam, assim como os gregos, que introduziram o cultivo na Sicília e na Magna Grécia.”

Sim, você leu direito: é uma flor. Ó, que lindooo!! Só dá pra comer antes dela florescer, mas olha que lindinha que ela fica depois de aberta:
 Aqueles pelinhos/espinhinhos chatos que a gente tem que tirar vão se tornar essas pétalas roxinhas!

A época da alcachofra é de agosto a novembro. Em outubro tem a tradicional FESTA DA ALCACHOFRA (me leva) em São Roque. Eu e meu marido (com os avós dele e alguns amigos) vamos quase todo ano! Tem vários restaurantes com tudo quanto é tipo de comida feita com alcachofra!! A-DO-RO *-*

Aqui em casa eu gosto de fazer assim: Cozinho na pressão com água e um pouco de sal (mais ou menos 20 minutos). Para saber se está cozida é só puxar uma folhinha e ver se ela sai com facilidade. Depois tempero com sal, pimenta (ás vezes) e muuuito azeite. Só isso. Daí gosto de ir tirando folhinha por folhinha… O tipo da coisa que só dá pra fazer em casa mesmo (porque meleca o dedo), mas é muito gostoso. Comfort food mesmo.
Pra mim, é uma graaande experiência gastronômica! Haha
Minha família pode confirmar: fico horas ali compenetrada, tirando folhinha por folhinha e degustando!

Vamos na festa esse ano??

Beijos!

 

Anúncios

Sobre Nataly

20 e poucos anos (e contando...), casada desde 2008 com o melhor marido ( e crítico culinário) do mundo. Gosto de fazer de tudo um pouco e enjôo de fazer a mesma coisa mais de uma vez. Por isso estou sempre inventando ;)

Uma resposta »

  1. Vamos lá este ano, aprender umas receitinhas novas com alcachofra!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: