Assinatura RSS

Maravilha em pó: Bicarbonato de sódio

Publicado em

Bicarbonato de sódio“Na Alemanha eles não usam fermento em pó” – disse meu marido ao voltar de viagem. Aqui no Brasil temos o fermento em pó preparado mas em muitos lugares do mundo encontramos o baking soda, ou BICARBONATO DE SÓDIO. O bicarbonato de sódio é um dos componentes do nosso fermento químico e, por isso, algumas pessoas quando não tem fermento usam SAL DE FRUTA (!!)

Nataly não aprova

Nataly não aprova o uso de sal de fruta na culinária

O bicarbonato de sódio tem mil e uma utilidades! Ele é usado como fermento na culinária, como antiácido, como reagente na eletrodeposição de ouro e platina (vi na wikipedia), para tratar lã em curtumes, para fazer cerâmica, para conservar manteiga, para limpeza dental, para absorver odores e umidade, em extintores de incêndio, para talcos e desodorantes e até para fazer crack! Nota do Editor: Nataly não aprova crack.

Se isso não é ter mil e uma utilidades, eu não sei o que é!

Abaixo segue uma listinha de 20 utilidades do bicarbonato para usar em casa:

  1. Mantenha o bicarbonato de sódio sempre ao alcance e use no caso de incêndio por pane elétrica. Vaporize o pó jogando com as mãos em direção ao fogo.
  2. Coloque um pouco de bicarbonato sobre manchas de gordura. Ele vai absorvê-la e a remoção será mais fácil.
  3. Deixe suas frutas e vegetais de molho em água e bicarbonato para livrá-los dos agrotóxicos. 1 colher de sopa de bicarbonato para cada 1 litro de água é o suficiente.
  4. Lave suas lixeiras com água e bicarbonato para eliminar o mau cheiro.
  5. Adicione um pouco de bicarbonato na máquina de lavar quando houverem roupas com manchas de gordura (facilita a lavagem).
  6. Se seus potes de plástico estão com cheiro de algum alimento, deixe de molho com água e bicarbonato.
  7. Para limpar a geladeira e o freezer use 1 col(sopa) de bicarbonato para 1/2 litro d’água e passe com um pano levemente úmido. Seque com um pano limpo.
  8. Para evitar odor na geladeira, deixe um potinho aberto com um pouco de bicarbonato dentro da geladeira. Mexa de vez em quando e troque a cada 2 meses.
  9. Para tirar o odor de café da sua garrafa térmica encha-a com água fervendo e um pouco de bicarbonato. Tampe e espere esfriar.
  10. Para limpar panela queimada, salpique bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. Se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe.
  11. Para lavar cafeteira elétrica, encha-a com água e um pouco de bicarbonato e ligue.
  12. Coloque um pouco de bicarbonato na máquina de lavar louças se ela estiver com mau cheiro.
  13. Para limpar os ralos adicione 4 colheres de bicarbonato e depois jogue água quente. Faça isso 1 vez por semana.
  14. Esfregue bicarbonato nas mãos para remover odores.
  15. Coloque um pouco de bicarbonato na escova de dentes e escove-os. Os dentes ficam limpos (não faça com muita frequência).
  16. Um pouco de bicarbonato na água do banho do bebê melhora a irritação causada pelas fraldas.
  17. 1/2 colher de chá de bicarbonato em meio copo d’água ajuda a aliviar a indigestão e azia.
  18. Se o bebê regurgitar na roupa, molhe um pano com um pouco de bicarbonato e água e passe na roupa. Isso remove o odor.
  19. Com uma escova de dentes (que você não usa mais!!) esfregue um pouco de bicarbonato seco para limpar bolsas de lona.
  20. Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.

Enfim, o bicarbonato tem ainda muitas outras utilidades (pesquisadores estão testando até para tratamento de câncer!!). Tenha sempre à mão porque serve pra quase tudo. Só não faça crack!

 

 

Anúncios

Sobre Nataly

20 e poucos anos (e contando...), casada desde 2008 com o melhor marido ( e crítico culinário) do mundo. Gosto de fazer de tudo um pouco e enjôo de fazer a mesma coisa mais de uma vez. Por isso estou sempre inventando ;)

»

  1. Ei como vc sabe tudo isso? Só acho que a primeira dica não é muito útil pq se minha casa estiver pegando fogo eu não vou lembrar de abrir a geladeira, pegar o fermento e pulverizar sobre o FOGOOOO! HAHAHAH

    Responder
  2. Puxa quanta coisa boa dá pra se fazer com um produto tão baratinho!
    muitas vezes compramos produtos carissimos, que nem dão resultado.
    Obrigada amiga pelas dicas, vou experimentar.
    Bjos

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: